Como se sabe, a Energia Solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou enérgia términa.
A radiação solar, matéria prima em abundância no interior da Paraíba, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica, produzida no Ceará, e das ondas, hidroeletricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Entretanto, apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.
Preocupada com as vantagens do correto uso de energia limpa renovável e ainda com o seu papel frente ao meio ambiente, a Oficina Vênus, localizada em Pombal-PB, é o primeiro estabelecimento comercial a utilizar a Energia Solar em seu estabelecimento. O projeto, realizado em todas as suas etapas pelo jovem José Alves de Araújo Júnior, de 21 anos, natural de Pombal, aqui residente, e impulsionado pelo Sr. Paulo Roberto Benigno da Silva, um dos proprietários do estabelecimento pioneiro, consta com a reunião de três painéis solares com 108 células fotovoltaicas capazes de gerar, durante o dia, cerca de 3360w de energia, o correspondente a capacidade de alimentação de uma geladeira, ou 08 televisores ligados simultaneamentes ou ainda a 20 lâmpadas de 20w.
O custo final dessa primeira fase do projeto, que diga-se, genuinamente realizado em Pombal-PB, inclusive com a confecção dos painéis, ficou em torno de R$ 3.200,00 reais. O curioso é que o jovem José Alves, tem apenas o ensino médio e é calouro do curso de Agronomia na UFCG, Campus de Pombal-PB.
É importante que se frise que a energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
Indiscutivelmente a Oficina Vênus parte na frente com o seu compromisso com a produção de energia limpa e se beneficia imensamente de suas vantagens.
Além de diminuir o custo com a energia produzida pela concessionária ENERGISA, é importante registrar que os painéis solares necessitam de manutenção mínima.
Outros beneficios da produção desse tipo de energia é que os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil e em regiões como o interior da Paraíba, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Nosso reconhecimento e parabéns a Oficina Vênus e a ousadia do jovem José Alves de Araújo Júnior em partir na frente na produção da energia solar em nossa cidade.
Teófilo Júnior
Um comentário:
Muito bom grande!
Divulgar as novas criações de energias, a Solar como somos muito ricos da produção radioativa, e não foi ninguém que comprou, que nos deu foi Deus que nos deu: os raios do Sol. E mais feliz estou porque o José Alves é irmão metido a estas maneiras inteligentes da eletricidade econômica e que, decerto será a do futuro próximo né. Parabéns Dr. Teófilo, multiplo criador da linguística oral e criativa, conhecedor da Lei, Advogado, poeta e zelador da Cultura regional, dos índices pluviométricos do Sertão! Pois mesmo antes da Meteorologia dar suas defidas ou indefinidas sobre o tempo, Teófilo já tem registrado antes no quintal de sua casa.
A Paulão também que é proprietário e que é um grande homem incentivador! Parabéns!
Postar um comentário