domingo, 28 de outubro de 2018

Cientista político destaca importância do voto como instrumento de mudança política e social

Principal instrumento de manifestação da vontade popular, o voto tem papel de destaque na Constituição de 1988. A Carta Magna é explícita ao afirmar que a soberania popular será exercida pelo direito de voto direto e secreto, com valor igual para todos. Tão importante quanto exercer esse direito é a busca do chamado "voto consciente". O cientista político Vítor Oliveira explica a importância de o eleitor pesquisar a fundo o candidato que receberá seu voto e, principalmente, o conteúdo programático do partido a que esse candidato pertence.

"O que é importante é o eleitor ver quais são os problemas de política pública que afetam a vida dele, o lugar, as pessoas que estão próximas dele e aquilo que ele acredita ser importante para o país. E, a partir daí, identificar quais os candidatos e, especialmente, quais os partidos. O voto - especialmente, o voto proporcional, o voto na eleição para deputado federal - leva em consideração o partido ou a coligação. Então, é fundamental o eleitor ver não apenas quem é o candidato, mas o partido para o qual ele está dando o voto".

Para Vítor Oliveira, a democracia brasileira ainda mantém um "déficit de participação popular" após a eleição. Segundo o cientista político, o eleitor consciente sabe que o voto tem consequências expressivas.

"Tem consequência no tanto de dinheiro que vai para pagar salário de professor, no tanto de dinheiro que vai ser destinado para investimento em segurança, saúde pública e infraestrutura. Mas ele tem mais consequência quando ele passa a ser instrumento da participação política da sociedade, quando a sociedade entende que está escolhendo representantes que vão continuar a ouvi-la. Não só aqueles que vão ouvi-la no momento da eleição".

Oliveira ressalta ainda que o voto é ato de cidadania e instrumento de mudança política e social.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Rádio Agência 
 

Nenhum comentário: