sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

STJ acata pedido da OAB e decreta prisão preventiva de Arruda por suposto suborno

Por 12 votos a 2, os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram nesta quinta-feira (11) pela decretação da prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), suspeito de envolvimento em esquema de corrupção que envolve membros do governo, deputados e empresários.

A Corte Especial do STJ também decretou a prisão de mais quatro envolvidos em suposta tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. Arruda teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento à Polícia Federal. Havia um delegado presenciando a sessão. Assim que os ministros decidiram referendar a decisão de prender o governador, ele deu ordem aos agentes da PF para efetivarem a ordem de prisão.

A assessoria de Arruda disse que ele vai se entregar. Os únicos ministros que votaram contra a prisão do governador foram Nilson Naves e Teori Zavascki.

De acordo com a decisão do STJ, também serão presos Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário do governador, Welinton Moraes, ex-secretário de governo, o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), que agora é suplente, e Haroaldo Brasil Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB).

As prisões foram pedidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sob o argumento de que Arruda e os demais estariam atrapalhando o curso das investigações sobre o chamado mensalão do DEM de Brasília.

O ministro do STJ Fernando Gonçalves, que preside o inquérito do mensalão do DEM, afirmou haver "indícios" que justificam a prisão preventiva do governador. "Há indícios de ameaça à ordem pública e à instrução criminal pela corrupção de testemunha", disse Gonçalves, em seu voto. "Está caracterizada a falsidade ideológica e corrupção de testemunha, o que justifica a prisão preventiva", disse o ministro.


G1


Um comentário:

Jairo Alves disse...

É...
É bonito o texto, a representação da justiça em primeira instância, sobre os crimes, e as máfias pesadas, sobre as telas de um país necessitado; onde, a invasão,a robalheira, o tráfico, as drogas rasgam a bandeira amarela e verde, e desbotam-as ao sujo mar de lama do sub-desenvolvimento, do analfabetismo dos teus jovens!...
Mas Fernando Gonçalves, está lá e decretou, no âmbito do seu inquérito, mais uma descoberta catastrófe em nossa pátria.
Por que Arruda deve sair da prisão? Por que ele ainda não fez crime o bastante? Por que foi preso injusto?
Essa será uma pergunta amanhã e a resposta, daqui a poucos dias, o meu texto vai fazer estas perguntas, mas já sem respostas!...

Sabem porque brasileiros?...
Sabem porque políticos?...
Sabem porque Oradores da lei?...

Porque falta em vosssas sentenças,
a Lei que faça cumprir as próprias Leis!...
Vós tendes vozes, mas elas não são ouvidas na Lei.
Elas dão Voz de prisão, mas a voz é rouca e os ladrões se solta as vocais.

Eu vejo assim.