sábado, 24 de janeiro de 2015

João Pessoa é a cidade mais violenta do país

Foto Walter Paparazzo

Informação foi divulgada pela ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz. Campina Grande também aparece no ranking da violência. 

Dentre as 50 cidades listadas como as mais violentas do planeta estão 19 municípios brasileiros, dos quais 10 estão na região Nordeste

João Pessoa possui o maior índice de homicídios por habitantes, situando-se no primeiro lugar do ranking das cidades mais violentas do país. Em uma escala mundial, a capital é considerada o 4º município mais violento do mundo. A informação faz parte de uma pesquisa produzida e divulgada pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana Seguridad, Justicia y Paz.

Para realizar os cálculos, a instituição levou em consideração a proporção entre o número de homicídios registrados no ano de 2014 e o número de habitantes de municípios com população superior aos 300 mil, formulando uma lista com as 50 cidades mais violentas do mundo.

Além da capital, a cidade de Campina Grande também aparece na pesquisa, ocupando o 12º lugar no país e a Rainha da Borborema é a 30ª cidade mais violenta do mundo.

A ONG também tinha produzido um estudo no ano de 2013, no qual João Pessoa tinha sido classificada como a 3ª cidade mais violenta do país e a 9ª mais violenta do planeta, situação que, conforme a pesquisa, piorou no ano passado.

Já Campina Grande, em anos anteriores nem era citada pela pesquisa. Mas já em 2013 era considerada a 9ª mais perigosa do país e a 25ª do mundo, situação que melhorou no ano passado.

Ainda assim, a Rainha da Borborema é a única cidade do Brasil citada no estudo que não é capital e, pela segunda vez passou a ser colocada como uma das mais violentas do planeta.

Ao todo, conforme a ONG, 620 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos na capital da Paraíba no ano passado, pelo menos 100 a mais do que o contabilizado no ano anterior (515). Tomando a proporção das mortes com o número de habitantes, coloca a cidade com uma taxa de 79,41% – o que significa que, para cada grupo de 100 mil habitantes, pelo menos 79 pessoas foram assassinadas. Em Campina Grande, foram 153 crimes deste tipo no ano passado contra 184 no ano anterior, demonstrando, assim, uma taxa de 37,97%.

Dentre as 50 cidades listadas como as mais violentas do planeta estão 19 municípios brasileiros, dos quais 10 estão na região Nordeste. No âmbito regional, João Pessoa lidera a lista seguida por Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Natal (RN), Salvador (BA), Teresina (PI), Recife (PE), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE). O estudo da ONG mexicana também destaca os números de homicídios das cidades de Vitória (ES), Cuiabá (MT), Belém (PA), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Macapá (AP).

De acordo com a pesquisa ONG, das cidades mais violentas do mundo, 19 estão localizadas no Brasil, 10 no México, cinco na Colômbia, quatro na Venezuela, 4 nos Estados Unidos, três na África do Sul, duas em Honduras, uma em El Salvador, uma na Guatemala e uma na Jamaica. Dos 50 municípios, 47 estão na América e 43, em especial, na América Latina. O campeão entre os municípios mais violentos do planeta é San Pedro Sula, localizado em Honduras e que pelo quarto ano seguido permanece em primeiro lugar no ranking.

SEDS CONTESTA METODOLOGIA DE ESTUDO 

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) se pronunciou por meio de sua assessoria alegando que o órgão contesta os dados apresentados pelo estudo. Como justificativa para tal, a assessoria enviou nota por e-mail explicando, inicialmente, que os dados não tomam por base fontes oficiais de informação.

Na própria metodologia do estudo, a ONG explica que a apuração dos dados foi feita por meio de “notícias reproduzidas pela mídia e projeções com uma metodologia não explicada para o ano todo”, conforme explicou a nota.

No texto, a Seds informou que, “de acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da secretaria, a capital da Paraíba teve 481 assassinatos em 2014 [e não 620 conforme o apresentado no estudo], 7% a menos do que o contabilizado em 2013 (515). Dessa forma, a publicação traz uma quantidade de homicídios 29% maior do que a realidade para o ano passado”. Ainda em nota, a assessoria informou que “outro dado oficial do Nace é que em 2010 a cidade de João Pessoa apresentava taxa de homicídios de 71,3 (por 100 mil habitantes) e depois do Programa Paraíba Unida Pela Paz, desde 2011, a taxa caiu para 61,6 em 2014” - número que se contrapõe ao da pesquisa, que mostra a capital com uma taxa de mortalidade de 79,41% .


OTHACYA LOPES
JornaldaParaíba

Nenhum comentário: