Gruta de Batadomba-lena, no Sri Lanka, onde dentes de 20 mil anos foram encontrados - Divulgação
Estudo desmente crença de que espécie teria chegado às matas densas há menos de 10 mil anos
Humanos se adaptaram a viver em florestas tropicais milhares de anos antes do que o pensado por especialistas, de acordo com um estudo publicado ontem na revista científica “Science”. Até então, as evidências mais antigas de ocupação dessas florestas datavam de 10 mil anos atrás. Porém, cientistas encontraram dentes fossilizados de cerca de 20 mil anos em floresta do Sri Lanka.
No estudo, os cientistas examinaram os dentes de 26 pessoas encontrados em vários sítios arqueológicos no Sri Lanka. Eles buscavam evidências de que a dieta deles consistia de plantas e animais nativos dessas florestas. Quase todos os dentes, incluindo os mais antigos encontrados na gruta de Batadomba-lena, no Sudoeste do Sri Lanka, indicaram uma dieta principalmente de alimentos das matas tropicais.
— Humanos têm manipulado e vivido em ambientes de florestas tropicais há pelo menos 20 mil anos, e provavelmente há ainda mais tempo — afirma o arqueólogo da Universidade de Oxford, Patrick Roberts, autor principal da pesquisa e que estuda adaptações dos humanos primitivos. — O estilo de vida, como podemos ver, foi baseado na subsistência da floresta tropical.
Saiba mais clicando aqui
Reuters, O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário