Muitos já receberam ou conhecem alguém que recebeu um telefonema de uma pessoa que alega ser do Departamento de Suporte da Microsoft afirmando que detectou uma falha de segurança no computador do usuário.
No telefonema, a pessoa que diz ser da empresa pede o acesso remoto para poder eliminar um vírus e instalar um programa de proteção.
"Os fraudadores usam o nome de companhias importantes para cometer seus crimes porque, desta forma, o contato que estabelecem parece mais legítimo", explicou em sua página da web a Action Fraud, uma organização britânica que tenta evitar crimes virtuais.
Mas, este tipo de crime é um negócio muito lucrativo. A Microsoft calcula que estas ligações telefônicas em seu nome geram US$ 1 bilhão por ano.
"É muito difícil calcular o número de pessoas afetadas por esta atividade, mas, se ultrapassam as fraudes registradas em um país específico, como no caso do recente 'vírus do correio' na Espanha, que afetou milhares, estamos falando de centenas de bilhões (de dólares) no nível mundial", disse à BBC Mundo Pablo Teijeira, diretor da empresa de segurança informática Sophos, na Espanha.
Brasil
Mas, a instalação de um programa malicioso no seu computador para o roubo de dados pessoais, golpe conhecido como phishing, não é o único perigo na internet.
Leia mais clicando aqui
BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário