Desde que o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu no mar da China durante sua viagem de Kuala Lumpur para Pequim, diversas teorias surgiram sobre o que pode ter acontecido ao Boeing 777. Reunimos algumas destas hipóteses sobre o mistério que circunda o sumiço do avião que intriga o mundo.
Uma das mais recentes hipóteses sobre o desaparecimento surgiu do ex-piloto Chris Goodfellow, que aventou a possibilidade de mudança na direção e perda de comunicação como resultado de um incêndio a bordo do jato. O fogo teria danificado as comunicações a bordo e a mudança de direção teria sido uma tentativa de rumar para o aeroporto mais próximo, em Langkawi, mas o avião pode ter ficado sem combustível antes de chegar.
O piloto Zaharie Ahmad Shah foi apontado como possível sequestrador que teria desligado as comunicações e colocado o avião fora do caminho. A polícia da Malásia investiga Shah, que tinha um simulador de voo no computador pessoal e foi classificado como 'fanático político' .
Alguns alegam que os pilotos deliberadamente derrubaram o avião no oceano. Duas garotas, declararam ter passado todo um voo anterior dentro da cabine com Hamid, o que é terminantemente proibido pela companhia aérea, o que levantou dúvidas sobre sua integridade. A última comunicação que partiu do avião foi Hamid dizendo 'Tudo bem, boa noite'.
O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse em uma coletiva de imprensa uma semana depois do desaparecimento que o movimento da aeronave tinha a aparência de uma 'ação intencional' de alguém colocando o avião fora do seu plano de voo. Ele acrescentou que uma busca no mar do Sul da China seria suspendida, aumentando as especulações de que o avião teria sido sequestrado.
Teria sido o Boeing da Malásia o primeiro avião a ser 'cyber-sequestrado'? Um especialista em terrorismo do Reino Unido declarou que seria possível ‘hackear’ o sistema de controle do avião e mudar velocidade, altitude e rota. Dr. Sally Leivesley acrescentou que hackers poderiam também ter pousado ou derrubado o avião.
Autoridades declararam que a única carga a bordo do voo MH370 era um carregamento de quatro toneladas de frutas. Isto fez com que pessoas acreditassem que seria fácil esconder uma bomba nesta carga e a polícia agora investiga se a bomba causou este desaparecimento.
O fato de que o voo MH370 aparentemente desapareceu sem deixar vestígios causou toda sorte de especulação sobre o instante da catástrofe. Uma possível explicação que tem sido aventada é que o avião tenha sido atingido por um grande meteoro que o desintegrou imediatamente.
A Freescale Semiconductor é uma fabricante de poderosos microchips e lançou uma nova arma de guerra eletrônica para sistemas de radar militares uma semana antes do desaparecimento do Boeing da Malásia. A companhia tinha 20 pessoas 'muito importantes' no avião, o que despertou teorias de espionagem industrial e de destruição desta nova tecnologia.
Seja parte de uma trama terrorista, espionagem sobre a Freescale ou uma ação da Coreia do Norte, algumas pessoas acreditam que a razão para que as comunicações tenham sido subitamente perdidas e nenhum vestígio tenha sido encontrado é que o avião teria sido abatido por um míssil.
Fonte aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário