segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ex-cardeal católico pediu silêncio sobre abuso sexual

Fitas publicadas em dois jornais belgas mostram um ex-cardeal católico pedindo que uma vítima não revele que sofreu abuso sexual por um bispo, aumentando a polêmica em torno dos escândalos sexuais dentro da Igreja.

As gravações feitas de forma secreta pela vítima trazem o ex-cardeal Godfried Danneels, antigo líder da Igreja na Bélgica, pedindo para uma vítima que aceite um pedido de desculpas em particular ou espere um ano para que o bispo se aposente antes de tornar o caso público.

O encontro aconteceu no dia 8 de abril, num momento em que o Vaticano estava sob ataque por ter tentado encobrir casos de abuso sexual por padres em outros países.

Um porta-voz de Danneels negou que arcebispo de Bruxelas tivesse tentado encobrir o caso, que causou a renúncia repentina do bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, 73, naquele mês. Contudo, as fitas mostram o arcebispo pedindo silêncio.

O porta-voz da Igreja na Bélgica, Jurgen Mettepenningen, confirmou à Reuters que as transcrições que apareceram nos jornais "De Standard" e "Het Nieuwsblad" eram genuínas.


Reuters/Brasil Online

Um comentário:

Jairo Alves disse...

É,infelismente não vimos a Igreja como face do que se prega.
São tantos escândalos que vem acontecendo, desde a época da Inquisição e do Santo Ofício, da venda de indulgências, e tantos outros erros gravíssimos, que a Igreja cometeu e continua comentendo. Aliás, porque ela sempre teve um objetivo, como várias outras descendentes, já depois da da Reforma e Contra-Reforma, - dos protestantes, de usar o nome de Deus para ganhar dinheiro. Isso é um dos maiores pecado!
E nfelismente, mais uma vez aí se ver querer cobrir um erro gravíssimo dentro mesmo do Clero, e ainda quererem continuar a usar dessa forma pecadora,toda ela que se diz que esta pregando o nome de Jesus, e na verdade nunca foi nem está. Mas coitados deles, porque Deus não dorme e tudo ver, e nada passará que Ele não esteja e O veja.
Esse é meu ponto de vista.