Às 11h50 deste sábado (19), o escritor Rubem Alves, 80 anos, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Antes disso, ainda nesta manhã, um boletim médico divulgado já dava conta da piora do quadro do pensador por conta de problemas com sua condição circulatória. O velório será realizado às 19h deste sábado na Câmara Municipal de Campinas, interior de São Paulo.
Rubem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Centro Médico de Campinas. O paciente também já apresentava piora progressiva nas funções renal e pulmonar. Ele deu entrada na unidade médica no dia 10 de julho de 2014 com um quadro de insuficiência respiratória devido a uma pneumonia.
Rubem Alves nasceu na cidade de Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em 15 de setembro de 1933. Foi um pensador de muitas frentes: psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, tendo escrito livros e artigos com temas religiosos, educacionais, existenciais e infanto-juvenis. Muitas de suas obras foram publicadas em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno.
Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, Mestre em Teologia e Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, na cidade de Lavras, Minas Gerais, no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito.
Após ter ensinado por muitos anos em universidades, abriu um restaurante, já que a culinária era uma de suas paixões e tema de alguns de seus textos. Vivia em Campinas, onde mantinha um grupo, chamado de Canoeiros, que se encontrava semanalmente para a leitura de poesias.
Na cidade do interior paulista se tornou cidadão honorário e recebeu a Medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.
Fonte: Terra
Leia mais acessa o site www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário