sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Darwin estava certo: os insetos estão perdendo a capacidade de voar


A maioria dos insetos pode voar. Mesmo assim, inúmeras espécies perderam essa habilidade extraordinária, principalmente nas ilhas.

Nas pequenas ilhas que ficam a meio caminho entre a Antártica e continentes como a Austrália, quase todos os insetos perderam essa habilidade. As moscas andam, as mariposas rastejam.

“Claro, Charles Darwin sabia sobre esse hábito de perda de asas dos insetos da ilha”, diz o Ph.D. candidata Rachel Leihy, da Monash University School of Biological Sciences.

“A posição de Darwin era enganosamente simples. Se você voar, será lançado no mar. Os que ficam em terra para produzir a próxima geração são os mais relutantes em voar, e eventualmente a evolução faz o resto. ”

Mas desde que o  Hooker expressou sua dúvida, muitos outros cientistas também o fizeram.

Resumindo, eles simplesmente disseram que Darwin entendeu errado

No entanto, quase todas essas discussões ignoraram o lugar que é o epítome da perda de voo – aquelas ilhas “subantárticas”. Elas são alguns dos lugares mais ventosos da Terra.

“Se Darwin realmente se enganou, o vento não explicaria de forma alguma por que tantos insetos perderam sua capacidade de voar nessas ilhas”, disse Rachel.

Usando um grande e novo conjunto de dados sobre insetos das ilhas subantárticas e árticas , os pesquisadores da Monash University examinaram todas as ideias propostas para contabilizar a perda de voos dos insetos, incluindo a ideia do vento de Darwin.

Reportando hoje em Proceedings of the Royal Society B , eles mostram que Darwin estava certo para este ‘mais ventoso dos lugares’.

Nenhuma das ideias usuais (como as propostas por Hooker) explica a extensão da perda de voo em insetos subantárticos, mas a ideia de Darwin explica.

Embora em uma forma ligeiramente variada, de acordo com as ideias modernas sobre como a perda de voo realmente evolui.

Condições de vento tornam o voo dos insetos mais difícil e energeticamente mais caro. Assim, os insetos param de investir no voo e em seus caros maquinários subjacentes (asas, músculos das asas) e redirecionam os recursos para a reprodução.

“É notável que, após 160 anos, as ideias de Darwin continuem a trazer conhecimento para a ecologia”, disse Rachel, a principal autora do artigo.

O professor Steven Chown, também da Escola de Ciências Biológicas, acrescentou que a região da Antártica é um laboratório extraordinário para resolver alguns dos mistérios mais duradouros do mundo e testar algumas de suas ideias mais importantes.

Fonte:

Phys.org

[Realidade Simulada]

Nenhum comentário: