domingo, 11 de dezembro de 2022

A história esquecida


 Cronos corta as asas do Cupido,
(1694), obra de Pierre Mignard. ⠀
 ⠀
“A paixão sempre é vencida pelo Tempo”
 
Como toda boa obra de arte, dificilmente o quadro em questão possuirá um significado único, uma verdade cabal que não se possa pôr em debate. O pitaco que darei a seguir, portanto, não tem a menor pretensão de se colocar como unívoco, mas apenas de propor uma possibilidade de leitura.
 
A primeira coisa a se destacar é que o pintor optou por representar Eros (ou cupido) como criança, em vez de pintá-lo nas formas adolescente ou adulta. Sendo esse o deus do amor romântico (ou erótico, se preferir) tal decisão já impõe a priori determinado olhar: o amor como algo jovial, pueril, delicado e não plenamente racional.
 
Cronos, por outro lado, é o titã ligado ao tempo, posto na tela como um homem de meia-idade. O fato de estar picotando as asas da criança transmite a mensagem mais facilmente detectável: o tempo afeta o amor e o desejo, domando-os e, às vezes, impedindo-os de se realizarem de forma plena.
 
Por que digo que o tempo está impedindo o amor de agir em plenitude? Ora, quando se quer que uma ave não voe, é costume de alguns criadores cortarem partes de suas asas, o que acaba por prendê-las ao chão. Tal perspectiva se reforça ao observarmos que o titã também possui asas e que elas estão em perfeito estado. Ou seja, o tempo permanece a voar livremente, enquanto o amor romântico tem tal habilidade cerceada.
 
Texto: Natãnael Alves

Nenhum comentário: