A falta de chuvas no sertão da Paraíba continua trazendo muita inquietação a população sertaneja. Segundo dados coletados pelo próprio blog, de janeiro até hoje na cidade de Pombal choveu apenas 105 mm. Média muito abaixo do índice dos últimos anos.
O homem do campo já anda descrente de bom inverno e duvidoso, inclusive, quanto a sua singela colheta de subsistência. " -Só penso nos animais meu filho", desabafou o agricultor Severino dos Santos, de 52 anos. Sem água nos açudes a sua pequena criação de gado se vê ameaçada.
O sertanejo, porém, ainda nutre um fio de esperança quando olha para o céu. Esperança que nunca morre e se exterioriza nas lendas, crendices e experiências que lhe arrefecem a alma.
Ainda resta o dia de São José, sorri o devoto nordestino.
Deposita sua expectativa no céu do dia 19 de março, dia de São José, se não chover, o sertanejo perde totalmente as esperanças e, se é pobre, cuida logo de migrar para a cidade, se é rico busca armazenar os provimentos necessários para atravessar a seca.
O fato é que, mesmo chovendo após o dia de São José, a estação chuvosa não terá a duração necessária ao desenvolvimento das plantas que semearem.
E a asa branca não voltará a riscar os céus de minha terra.
Teófilo Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário