terça-feira, 25 de junho de 2019

Ressocialização pelo trabalho. Detentos recuperam fachada e pintura de Escola Estadual em Pombal-PB

Sair da cadeia e continuar fora dela não é uma tarefa fácil para muitos detentos. Segundo radiografia carcerária realizada preteritamente, embora o trabalho e o estudo sejam algumas das chaves da ressocialização bem-sucedida, apenas 20% dos cerca de 574 mil presos no país trabalham e 8,6% estudam. 

Em Pombal, cidade de pouco mais de 33 mil habitantes, localizada no alto sertão da Paraíba, detentos do regime fechado realizaram a recuperação da fachada e a pintura da Escola Estadual João da Mata. A execução de serviços sociais pelos detentos é uma medida incentivada pelo jovem Diretor da Cadeia Pública de Pombal, Dr. Giorgio Barbosa e contou com o apoio do Juiz das Execuções Penais, Dr. Mathews Francisco Rodrigues de Souza do Amaral.


Ao longo de três semanas, os detentos foram conduzidos até a referida Escola onde realizaram a recuperação da fachada e posteriormente a pintura da mesma.

A inserção da metodologia da execução de trabalhos sociais atende não apenas ao critério de ressocialização mas também passa a ser referência no quantum da pena a ser cumprida por cada presidiário. A cada três dias de trabalho, o preso tem descontado um dia na sua condenação. 

O estudo e a leitura também são outras vertentes trabalhadas individualmente  na Cadeia de Pombal-PB. A adoção de medidas como essas têm o apoio da sociedade porquanto representam, no mínimo, a esperança de mudança de rumo dos egressos e a real perspectiva de reconstrução da cidadania e do ser social. 

Medidas como essas precisam e devem ser incentivadas. 



Redação do Blog www.omundocomoelee.blogspot.com 

Nenhum comentário: