terça-feira, 6 de maio de 2008

O parente


A normal antipatia do homem por seus parentes, principalmente pelos de segundo grau, é explicada pelos psicólogos de várias maneiras torturantes e improváveis. A real explicação me parece muito mais simples. reside no simples fato de que todo homem vê em seus parentes (especialmente em seus primos) uma série de grotescas caricaturas de si próprio. Eles exibem as qualidades dele deformadas para o máximo ou para o mínimo; dão-lhe a impressão de que talvez seja assim que ele próprio se mostra ao mundo, e isto é inquietante — e por isso ferem o seu amour propre e lhe provocam intenso desconforto.


O contra-parente


O homem detesta os parentes de sua mulher pela mesma razão de que não gosta de seus próprios, ou seja, porque eles lhe parecem grotescas caricaturas daquela por quem ele tem respeito e afeição, ou seja, sua mulher. De todos eles, a sogra é obviamente a mais repugnante, porque ela não apenas macaqueia sua mulher, mas também porque antecipa o que sua mulher provavelmente se tornará. Aquela visão, naturalmente, lhe provoca náuseas. Às vezes, a coisa é mais sutil. Digamos, por exemplo, que sua própria mulher lhe pareça uma caricatura de uma irmã mais jovem e bonita. Neste caso, estando atado à sua mulher, ele pode vir a detestar a irmã — como sempre se detesta uma pessoa que simboliza o fracasso e a escravidão de alguém.

H. L. Mencken

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto muito de psicologia e fico feliz pelo fato destes textos não se aplicarem a mim. e ainda digo mais:Quem nunca foi afim de uma prima,(seja de primeiro ou segundo grau ainda na infância/adolescência?) . Gosto de todos os meus parentes e contra-parentes,(embora sei que posso não agradar a todos pois nem Jesus conseguiu isso). Quando a minha sogra ela é quase uma mãe para mim: por isso me considero um dos caras mais felizes do mundo. OBRIGADO SENHOR.AMÉM.

Unknown disse...

Ah,esqueci de dizer uma coisa: Segundo a teoria Dagvaniana a "atração entre primo e prima começa na infância porque geralmente alguem da familia costuma a querer que o menino seja ,digamos, um "garanhão" desde cedo,., e a prima é a figura feminina (e vice-versa),mais próxima, e ambos vão crescendo com aquela "brincadeira" até chegar a fase da puberdade,onde dependendo da relação de proximidade, um relacionamento pode acontecer.Até casamento. (Obs:Nunca namorei com uma prima.ah,ah,ah...; mas quem nunca se sentiu atraido por uma ,que atire a primeira pedra. (Se fosse uma prima segunda,melhor ainda,-quanto mais "longe o parentesco,melhor, ah,ah,ah...)