sábado, 16 de novembro de 2024

O nosso rubacão de cada dia

 

O rubacão era o principal acompanhamento gastronômica dos nossos banhos dominicais nas águas do rio Piancó naquela década de 80. 
 
O preparo era geralmente feito embaixo de alguma oiticica ou ingazeira frondosa às margens do nosso rio. Pombal-PB recebia não somente os seus filhos. Caravanas vindas de outras cidades desembarcavam em nossa "praia" de água doce e cristalina.
 
O rubacão é um prato típico do estado da Paraíba, mas bastante popular em todo o Nordeste. A iguaria também é conhecida como ribação, arribacão ou arrubacão devido, na sua origem, se utilizar a carne da ave de arribaçã em seu preparo. 
 
No vídeo, vemos a criatividade culinária do nosso querido amigo José Ribeiro da Silva, um chef pra lá de talentoso.
 
Teófilo Júnior

GENTE DA GENTE: Ignácio Tavares de Araújo

O GENTE DA GENTE conversa hoje com o professor Ignácio Tavares de Araújo; Mestre em Economia, Professor da UFPB aposentado, Ex-Superintendente da FIPLAN no governo de Tarcísio de Miranda Burity, escritor e pombalense de nascimento e coração. 

Do alto de seus 87 anos, conversamos com muita lucidez sobre suas origens judaicas; o conflito no oriente médio; perspectivas econômicas; sobre a importância de Celso Furtado; sua passagem pelo futebol do São Cristóvão; a rua da Cruz e sobre a cidade Pombal-PB. 
 
Um bate-papo importante. Um registro para a nossa história e para as nossas gerações pretéritas e futuras. Vale a pena assistir até o final.
 
Teófilo Júnior