A FIGURA DO LEITEIRO EM NOSSAS RUAS
Graças à tecnologia ou simplesmente à mudança de costumes, algumas profissões antes muito comuns e necessárias estão sumindo do mercado, ou simplesmente já desapareceram.
Nos grandes centros urbanos, era muito comum, há algumas décadas, pessoas receberem diariamente em suas portas leite e seus derivados. O leite, geralmente em garrafas de vidro, era entregue por um profissional conhecido como leiteiro. Diariamente, ou no período combinado, lá estava ele com produtos frescos, que algumas vezes incluíam até pães, geleias e outras guloseimas. Em grandes cidades, esse profissional já sumiu há muito tempo, mas em pequenos municípios, como a nossa cidade de Pombal-PB, ou lugares mais afastados, ainda é possível encontrar alguns leiteiros na ativa.
Pombal-PB tem uma das maiores bacias leiteiras da Paraíba. Essa nossa abordagem é uma forma de valorizar tanto a nossa produção de leite como homenagear todos os nossos leiteiros, os de ontem (impossível de nominá-los todos) e os poucos que ainda restam.
Teófilo Júnior