sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Aos homens maduros

Há uma indisfarçável e sedutora beleza na personalidade de muitos homens que hoje estão na idade madura. É claro que toda a regra tem as suas exceções, e cada idade tem o seu próprio valor. Porém, com toda a consideração e respeito às demais idades, destacarei aqui uma classe de homens que são companhias agradabilíssimas: os que hoje são quarentões, cinquentões e sessentões.

Percebe-se com certa facilidade, a sensibilidade de seus corações, a devoção que eles têm pelo que há de mais belo: o sentimento.

Eles são mais inteligentes, vividos, charmosos, eloqüentes. Sabem o que falam, e sabem falar na hora certa. São cativantes, sabem fazer-se presentes, sem incomodar. Sabem conquistar uma grande amizade.

Em termos de relacionamento, trocam a quantidade pela qualidade aguçada sobre os valores da vida, sabem tratar uma mulher com respeito e carinho.

São homens especiais, românticos, interessantes e atraentes pelo que possuem na sua forma de ser, de pensar, e de viver.

Na forma de encarar a vida, são mais poéticos, mais sentimentais, mais emocionais e mais emocionantes.

Homens mais amadurecidos têm mais desenvoltura no trato com as mulheres, sabem reconhecer as suas qualidades, são mais espirituosos, discretos, compreensivos e mais educados. A razão pela quais muitos homens maduros possuem estas qualidades maravilhosas deve-se a vários fatores: a opção de ser e de viver de cada um, suas personalidades, formação própria e familiar, suas raízes, sabedoria, gastos individuais, etc.

Mas eu creio que em parte, há uma boa parcela de influência nos modos de viver de uma época, filmes e musicas ouvida e curtidas deixaram boas recordações da sua juventude, um tempo não tão remoto, mas que com certeza, não voltam mais.

Viveram a sua mocidade (época que marca a vida de todos nós) em um dos melhores períodos do nosso tempo: os anos 60/70. Considerados as “décadas de ouro” da juventude, quando o romantismo foi vivido e cantado em verso e prosa.

A saudável influência de uma época, provocada por tantos acontecimentos importantes, que hoje permanecem na memória, e que mudaram a vida de muitos. Uma época em que o melhor da festa era dançar agarradinho e namorar ao ritmo suave das baladas românticas. O luar era inspirador, os domingos de sol eram só alegrias.

Ouviam Beatles, Johnny Mathis, Roberto Carlos, Antônio Marcos, The Fevers, Golden Boys, Bossa Nova, Marres Albert, Jovem Guarda e muitos outros que em balaram suas “jovens tardes de domingo, quantas alegrias! Velho tempo, belos dias”.

Foram e ainda são os Homens que mais souberam namorar: namoro no portão, aperto de mão, abraços apertadinhos, com respeito e com carinho, olhos nos olhos tinham mais valor...

A moda era amar ou sofrer de amor.

Muitos viveram de amor...

Outros morreram de amor...

Estes Homens maduros de hoje, nunca foram Homens de “ficar”.

Ou eles estavam a namorar pela certa, ou estavam na “fossa”, ou estavam sozinhos. Se eles “ficassem”, ficariam para sempre... ao trocar alianças com suas amadas.

Junto com Benedito de Paula, eles cantaram a “Mulher Brasileira em primeiro lugar”!

A paixão pelo nosso país, era evidente quando cantavam: “As praias do Brasil, ensolaradas, no céu do meu Brasil, mais esplendor... A mão de Deus abençoou, mulher que nasce aqui, tem muito mais amor... Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Ninguém segura a juventude do Brasil... sil... sil.”

A juventude passou, mas deixou “gravado” neles, a forma mais sublime e romântica de viver.

Hoje eles possuem uma “bagagem” de conhecimentos, experiências, maturidade e inteligência que foram acumulando com o passar dos anos. O tempo se encarregou de distingui-los dos demais: deixando seus cabelos cor de prata, os movimentos mais suaves, a voz pausada, porém mais sonora, hoje eles são Homens que marcaram uma época.

Eu tenho a felicidade de ter alguns deles como amigos virtuais, mesmo não os vendo pessoalmente, percebo estas características através de suas palavras e gestos.

Muitos deles hoje “dominam” com habilidade e destreza essas máquinas virtuais, comprovando que nem o avanço da tecnologia lhes esfriar os sentimentos pois ainda se encantam com versos, rimas, músicas e palavra de amor. Nem lhes diminuiu a grande capacidade de amar, sentir e expressar seus sentimentos. Muitos tornaram-se poetas, outros amam a poesia.

Por que o mais importante não é a idade denunciada nos detalhes de suas fisionomias e sim os raros valores de suas personalidades. O importante é perceber que seus corações permanecem jovens...

São Homens maduros, e que nós, mulheres de hoje, temos o privilégio de admirá-los.

 

Zélia Gatai

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Hermann Hesse

 

"Os ideais serão algo que se possa alcançar? Viveremos para acabar com a morte? Não, vivemos para temê-la e também para amá-la, e precisamente por causa da morte é que nossa vida vez por outra resplandece tão radiosa num breve instante."

Hermann Hesse - no livro 'O Lobo da Estepe'

"A vida começa quando a gente percebe que ela não dura muito."


Millôr Fernandes

"A vida começa quando a gente percebe que ela não dura muito."


Millôr Fernandes

 


Fernando Pessoa

"Sou um poço de gestos que nem em mim se esboçaram todos, de palavras que nem pensei pondo curvas nos meus lábios, de sonhos que me esqueci de sonhar até ao fim.

Sou ruínas de edifícios que nunca foram mais do que essas ruínas, que alguém se furtou, em meio de construí-las, de pensar em querer construir."
 
Bernardo Soares (Fernando Pessoa) - no 'Livro do Desassossego'

domingo, 26 de dezembro de 2021

 


"O mundo da realidade tem seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras."

Rousseau

Entre vida e poesia há passagens secretas.

Estátua do Rei Artur, Castelo de Tintagel, Inglaterra.

 


 


sábado, 25 de dezembro de 2021

 


Mas a alma só ouve a música. O segredo da comunicação é a poesia. Porque poesia é precisamente isso: o uso das palavras para produzir música. Pianista usa piano, violeiro usa viola, flautista usa flauta

— O poeta usa a palavra.

Rubem Alves

 


Humor

 O camarada chegou para a namorada e disparou:

- Querida, vou ter que terminar o namoro porque minha família não está aceitando você.
- E quem é a sua família para não me aceitar?
- Minha mulher e os dois filhos!

 



′′Blindando às portas que se fecham, às ruas que se interrompem, às histórias que acabam. Porque é no fim das coisas que se aninham os novos começos!"

Web

 


"Todas as cartas de amor são Ridículas"
 
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
 
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
 
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
 
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
 
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
 
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)
 
Álvaro de Campos

 


"A cura não vem do esquecer, vem do lembrar sem sentir dor..."

Freud


"Às vezes, só precisamos de ouvir a melodia da alma e esquecer por breves segundos o barulho do mundo!"

Sônia Machado Araújo

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Projeto 4 Cantos - Luigi Bertolli - Bate o Sino

 



Escolheu ficar
Consigo mesma
Pois não aguentava mais
Viver de solidão a dois.
 
J. Rodrigues

 



Os poetas não são azuis nem nada, como pensam alguns supersticiosos, nem sujeitos a ataques súbitos de levitação. O de que eles mais gostam é estar em silêncio - um silêncio que subjaz a quaisquer escapes motorísticos e declamatórios. Um silêncio... Este impoluível silêncio em que escrevo e em que tu me lês.

Mário Quintana

 


quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

 


Tem que haver algo extraordinário na noite.
Porque é sempre aí que se encontram as coisas perdidas: as ternuras, as memórias.

Roberto Pellico


“Diz a lenda que o poeta
Li Po
afogou-se na noite em que
embriagado
quis agarrar a Lua
sobre o lago.
É lenda, bem se vê.
Pois a verdade é que
a Lua
teria seguido o poeta
a qualquer canto
se ele apenas a tivesse chamado.”

Marina Colasanti

 


 


terça-feira, 21 de dezembro de 2021


"A ciência ainda não nos provou se a loucura é ou não o mais sublime da inteligência."

Edgar Allan Poe

 Quando o lobo percebe fraqueza na matilha, ele escolhe caminhar sozinho!


“O vento apaga o rastro das gaivotas.
As chuvas apagam o rastro dos passos humanos.
O sol apaga o rastro do tempo.
Os contadores de histórias procuram o rastro da memória perdida, do amor e da dor,
que não se vê, mas não se apaga.”
 
Eduardo Galeano

 



"Não sou completa, não. Completa lembra realizada. Realizada é acabada. Acabada é o que não se renova a cada instante da vida e do mundo. Eu vivo me completando... mas falta um bocado."

Clarice Lispector
Arte: Ron Hicks


"Conto até cem e, se não chegares antes dos cem, vou-me embora. Não chegaste antes dos cem. Conto de cem a um e, se não chegares antes do um, vou-me embora. Não chegaste antes do um. Conto dez automóveis pretos e, se não chegares antes dos dez automóveis pretos, vou-me embora. Não chegaste antes dos dez automóveis pretos. Nem antes dos quinze táxis vazios. Nem antes dos sete homens carecas. Nem antes das nove mulheres loiras. Nem antes das quatro ambulâncias. Nem sequer antes dos três corcundas e, entretanto, começou a chover."

Antônio Lobo Antunes - in 'Quinto Livro de Crônicas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021


"A poesia não está nos versos, por vezes ela está no coração. E é tamanha... a ponto de não caber nas palavras."

 
Jorge Amado


′ Normal O que é normal? Na minha opinião, o normal é apenas o normal, medíocre. A vida pertence aos indivíduos raros e excepcionais que se atrevem a ser diferentes ".

Oscar Wilde


Aquilo que eu desconheço é a minha melhor parte, porque aquilo que eu ainda não sei é meu território de renovação, é o terreno em que eu posso fazer de outro modo, em que eu posso crescer, me elevar. O que eu já sei, é mera repetição.

Clarice Lispector

 


 Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho nas suas proporções.“


Francis Bacon

domingo, 19 de dezembro de 2021

 



Tenho eu mim todos os ergástulos. Eles me aprisionam e eu cravo meu derradeiro pranto. Entre grades, tomo a vida em longos tragos. Nada em mim é pouco, louco, tudo em mim extravasa, tudo sobra. As horas não passam. Não tenho relógios interiores. Repouso os grilhões nos braços teus. Em vão, não me liberto. Murmuro piedade, clemência, absolvição. Liberdade desses lábios que não são meus.

Teófilo Júnior