sexta-feira, 30 de abril de 2021
Sobre o livro
"Deixem-nos sós, sem livros, e imediatamente ficaremos confusos, perdidos — não saberemos a quem nos unir, o que devemos apoiar; o que amar e o que odiar; o que respeitar e o que desprezar" (Dostoievski, Notas do subsolo).
“Todos os bons livros são semelhantes no sentido de que são mais verdadeiros do que se tivessem realmente acontecido e depois de terminar de ler um, você sentirá que tudo o que aconteceu com você e depois tudo pertence a você: o bom e o mau, o êxtase, o remorso e a tristeza, as pessoas e os lugares e como estava o tempo. Se você puder dar isso às pessoas, então você é um escritor.” (Ernest Hemingway).
“Eu declaro depois de tudo, não há prazer como ler! Quanto mais cedo se cansa de qualquer coisa do que de um livro!“ (Orgulho e Preconceito, Jane Austen).
“Os livros são os amigos mais silenciosos e constantes; eles são os mais acessíveis e sábios dos conselheiros, e os mais pacientes dos professores.” (Charles W. Eliot).
“Se você tem um jardim e uma biblioteca, tem tudo o que precisa.” (Cícero).
"Uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar para mantê-la afiada. Por isso eu leio tanto."
(Tyrion Lannister, Guerra dos Tronos)
"Tantos livros, tão pouco tempo." (Frank Zappa).
Morte, não te orgulhes, embora alguns te provem
Poderosa, temível, pois não és assim.
Pobre morte: não poderás matar-me a mim,
E os que presumes que derrubaste, não morrem.
Se tuas imagens, sono e repouso, nos podem
Dar prazer, quem sabe mais nos darás? Enfim,
Descansar corpos, liberar almas, é ruim?
Por isso, cedo os melhores homens te escolhem.
És escrava do fado, de reis, do suicida;
Com guerras, veneno, doença hás de conviver;
Ópios e mágicas também têm teu poder
De fazer dormir. E te inflas envaidecida?
Após curto sono, acorda eterno o que jaz,
E a morte já não é; morte, tu morrerás. John Donne
quinta-feira, 29 de abril de 2021
Não digas nada!
Não digas nada!
Não, nem a verdade!
Há tanta suavidade
Em nada se dizer
E tudo se entender —
Tudo metade
De sentir e de ver...
Não digas nada!
Deixa esquecer.
Talvez que amanhã
Em outra paisagem
Digas que foi vã
Toda esta viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada...
Mas ali fui feliz...
Não digas nada.
Fernando Pessoa.
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Embora muitos digam ser pela ciência, é triste ver essa imagem.
Há 64 anos, Laika tornou-se o primeiro ser vivo a orbitar a Terra. Ela morreu no espaço; sozinha, em agonia, e aterrorizada.
Ela
era um cão que foi arrancado das ruas de Moscou, selecionado pelo seu
pequeno tamanho e casaco brilhante (que apareceria bem no filme).
Ela
faleceu cinco horas depois de ter sido lançada em órbita (embora
durante mais de 40 anos a verdade tenha sido encoberta e os funcionários
insistiram que ela estava viva durante dias após a decolagem).
Ela
morreu devido ao sobreaquecimento. O satélite não estava
suficientemente isolado dos raios do sol, e ela cozinhou dolorosamente
até à morte.
Os soviéticos admitiram que nunca planejaram que ela
fizesse uma viagem de regresso, e sabiam que ela iria morrer na
experiência.
"Laika, o primeiro animal a ser lançado em órbita,
morreu de sobreaquecimento e pânico na pequena nave espacial - sozinha e
com dor grave."
Lembre-se de Laika, e dos 115 milhões de outros animais usados desnecessariamente em experiências mundiais todos os anos.
115 milhões.
terça-feira, 27 de abril de 2021
segunda-feira, 26 de abril de 2021
Meditar, em filosofia, é encaminharmo-nos do conhecido para o desconhecido, e aqui defrontar o real. Paul Valéry
domingo, 25 de abril de 2021
sábado, 24 de abril de 2021
Curiosidade
Na Inglaterra, não é incomum ver muros de tijolos "ondulados". Curiosamente, este design usa menos tijolos do que uma parede reta. Uma parede reta com apenas um tijolo de espessura não é forte o suficiente para se sustentar sozinha e pode ser facilmente ser derrubada; então, geralmente têm uma espessura de pelo menos duas ou mais camadas de tijolos. E também são reforçadas em intervalos regulares com colunas verticais que atuam como contrafortes. Mas uma parede ondulada de "um tijolo" fica firme por si só graças ao suporte em arco fornecido por sua forma, que combina parede e contraforte. Essa estrutura é chamada de "crinkle crankle wall" "a versão em inglês antigo de "zig zag ".
Toda a arte é uma forma de literatura, porque toda a arte é dizer qualquer coisa. Há duas formas de dizer — falar e estar calado. As artes que não são a literatura são as projeções de um silêncio expressivo. Há que procurar em toda a arte que não é a literatura a frase silenciosa que ela contém, ou o poema, ou o romance, ou o drama. Quando se diz «poema sinfônico» fala-se exatamente, e não de um modo translato e fácil. O caso parece menos simples para as artes visuais, mas, se nos prepararmos com a consideração de que linhas, planos, volumes, cores, justaposições e contraposições são fenômenos verbais dados sem palavras ou antes por hieróglifos espirituais, compreenderemos como compreender as artes visuais, e, ainda que as não cheguemos a compreender ainda, teremos, ao menos, já em nosso poder o livro que contém a cifra e a alma que pode conter a decifração. Tanto basta até chegar o resto.
Fernando Pessoa
(Álvaro de Campos)
Somente aquele que foi o mais sensível pode tornar-se o mais frio e o mais duro, para se defender do mais pequeno golpe - e esta própria couraça lhe pesa muitas vezes. Johann Goethe
Acreditar em si mesmo
O maior inimigo que nós podemos ter na vida não está de fora. O maior inimigo que nós podemos ter na vida está aqui dentro, sou eu, eu é que faço perder. Durante muito tempo eu pensei que os meus problemas fossem causados pelas pessoas que estavam de fora, mas não é verdade. O maior problema quem causa somos nós, é o tanto que a gente deixa o outro nos afetar, é o tanto que a gente deixa o outro nos dominar. O primeiro passo para mudança tem que ser meu, eu é que tenho que tomar posse dessa mudança e reorientar a minha vida então se eu cometi erros demais no passado, eu preciso me reconciliar com eles agora. Não é possível a gente continuar a vida sem fazer esse processo da reciclagem do que passou. O passado tem que ser reciclado. Da mesma maneira que o rio precisa ser purificado, eu também preciso dessa purificação todos os dias porque se não daqui a pouco eu sou um lugar insuportável para os outros. Pessoas são semelhantes aos rios, gente, nós vamos vivendo um processo de poluição...passa um joga um lixo, passa um joga uma garrafa. O ser humano é a mesma coisa, por onde você já passou por essa vida, o que que foi que os outros jogaram em você e que você não retirou das águas? Se a gente não põe em ordem os sentimentos do dia, se a gente não faz uma triagem das coisas, nós vamos nos transformando num rio poluído. Sou eu que tenho que acreditar em mim, não é o outro que tem que ficar olhando pra mim e dizendo ‘eu acredito em você’. O que vai convencer o outro de que eu estou mudado e reconciliado com o meu passado não é o que eu falo, é o que eu vivo! E o que nós precisamos muitas vezes é firmar um novo jeito de viver. O que as vezes falta em nós é justamente essa coragem, determinação, de tirar logo as coisas que estão nos incomodando. Vamos pra frente, minha gente! Pra que ficar lamentando o que não deu certo, pra que ficar lamentando aqui o lixo que jogaram em mim naquele dia ou a poluição que me causaram. Eu agora estou diante de tudo isso, preciso dar um jeito, não tenho como negligenciar essa limpeza, sou eu que tenho que fazer, o inimigo não está fora, o inimigo está é aqui dentro e se tem alguém que pode fazer eu perder esse jogo sou eu mesmo. Quantas pessoas na vida não conseguem chegar lá, não conseguem alcançar os objetivos porque entregam os pontos antes da hora? Não teimam. Gente, nós temos que ser teimosos e Jesus nos ensina isso, essa teimosia bonita, né: eu quero isso, eu vou lutar por isso porque eu acredito no valor disso. É como você amar alguém, não desistir, porque você está vendo o que o outro ainda não viu.
sexta-feira, 23 de abril de 2021
O idiota
Se você tentar viver sua vida à sua maneira, parecerá um idiota.
A multidão não vai respeitar você.
Ela respeita apenas máscaras, personalidades falsas, não pessoas autênticas.
Osho
Amamos não a pessoa que fala bonito, mas a pessoa que escuta bonito… A arte de amar e a arte de ouvir estão intimamente ligadas. Não é possível amar uma pessoa que não sabe ouvir. Os falantes que julgam que por sua fala bonita serão amados são uns tolos. Estão condenados à solidão. Quem só fala e não sabe ouvir é um chato… O ato de falar é um ato masculino. Fala é falus: algo que sai, se alonga e procura um orifício onde entrar, o ouvido… Já o ato de ouvir é feminino: o ouvido é um vazio que se permite ser penetrado. Não me entenda mal. Não disse que fala é coisa de homem e ouvir é coisa de mulher.
Todos nós somos masculinos e femininos ao mesmo tempo. Cherazade, quando contava as estórias das 1001 noites para o sultão, estava carinhosamente penetrando os vazios femininos do machão. E foi dessa escuta feminina do sultão que surgiu o amor. Não há amor que resista ao falatório.
Rubem Alves, no livro “Ostra feliz não faz pérola”. São Paulo : Editora Planeta do Brasil, 2008.