domingo, 9 de abril de 2017

Box com 22 negativos fotográficos foi encontrado, após ficar congelado por um século no Polo Sul.

Box com 22 negativos fotográficos foi encontrado, após ficar congelado por um século no Polo Sul.

Por Bruno Fonseca

Histórias envolvendo congelamentos e descobertas não acontecem apenas na ficção e somente com super-heróis, como foi o caso do Capitão América. Na vida real, elas acontecem principalmente com objetos que foram de certa forma, "perdidos" ou "esquecidos" em expedições aos lugares mais gelados da Terra. Enquanto na ficção o bandeiroso foi encontrado pela S.H.I.E.L.D, totalmente congelado no Ártico, e depois revivido e apresentado ao mundo moderno. Na realidade, uma caixa com os 22 negativos fotográficos, foi encontrada na Antártica por pesquisadores da New Zealand Antarctic Heritage Trust, que estavam no Polo Sul realizando uma expedição cientifica e também trabalhos de restauração.

Uma das unidades restauradas, foi a base de exploração de Robert Falcon Scott, que foi usada por outros cientistas e navegadores no início do século passado. Dentro dela, eles acharam uma caixa com 22 negativos de nitrato de celulose agrupados, que permaneceram ali, intactos e congelados por 100 anos em um bloco de gelo.

A caixa provavelmente foi deixada por um grupo de exploradores que atravessavam o Polo Sul na tentativa de estabelecer um depósito de suprimentos para o explorador Ernest Shackleton. Que no ano de 1914 teve problemas em sua terceira ida à Antártica. Na época, seu navio chamado "Endurance", ficou encalhado na ilha de Ross, por isso ele teve que se abrigar durante um longo período na cabana de Scott até conseguir voltar para casa.

As 22 fotografias foram tiradas entre os anos de 1914 e 1917. Após um longo processo de restauração feita pelo instituto, algumas delas só foram reveladas recentemente . Se liga:







Para ver mais fotografias clique aqui

Nenhum comentário: